FEDERAÇÃO

É uma forma de organização política e econômica, segundo a qual vários estados se associam sob um governo central, mantendo no entanto uma certa autonomia de governo e administração. É ainda uma aliança, união, associação, reunião de sociedades, sindicatos, grupos desportivos, etc., para promover objetivos comuns e onde cada parte mantém autonomia nos assuntos locais.

A nossa profissão ainda não dispõe de uma federação, uma vez que precisa de no mínimo 05 (cinco) sindicatos para ser fundado. De acordo com reunião intersindical, realizada um junho de 2017, temos estes cinco sindicatos regulares no Ministério do Trabalho (MTE), sendo eles, Ceará, Goiás, Pará, Paraná e Rio de Janeiro, com CNPJ e Código Sindical regular. Outros sindicatos estão em processo de fundação, como no Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília. Temos sindicatos fundados e atuantes em Santa Catarina e Manaus aguardando apenas a emissão do código sindical pelo MTE.

Mesmo com impedimentos como eleições e posse de novas gestões sindicais em cada Estado, estamos reunindo toda a documentação necessária para sua fundação e esperamos em breve divulgar essa nova conquista a toda nossa categoria.